A IMPORTÂNCIA DAS ABELHAS



As abelhas são muito importantes para a natureza, elas geram grande parte dos frutos que comemos através da polinização e são essenciais para a manutenção da biodiversidade do planeta.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), elas são responsáveis por 73% da polinização das plantas cultivadas. Através desse serviço ambiental, elas atuam na regeneração das florestas e da biodiversidade, tendo ainda importância fundamental na alimentação humana e proporcionando a existência de muitos alimentos presentes em nosso cotidiano.

A polinização consiste em transportar os grãos de pólen de uma flor para estruturas presentes na própria planta, sendo chamada de autopolinização, ou levar esses elementos reprodutores para outra flor, conhecida como polinização cruzada. Isto significa que sem abelhas não haveria frutos silvestres, tomates, abacates, couves, maçãs, amêndoas, laranjas, entre muitos, muitos outros alimentos. O que significaria, então, a uma escala global, o desaparecimento das abelhas? Possivelmente, enormes dificuldades em produzir comida para toda a população do mundo.

Se não houver abelhas, não se dá 80% da polinização, não haverá alimentos para grande parte dos pássaros, insetos e outros animais, toda a cadeia alimentar sofre, os animais morrem. O ecossistema fica destruído.

O Brasil tem cerca de trezentas espécies sendo o país que tem a maior biodiversidade delas.

As abelhas são divididas em dois tipos: com ferrão (apis melífera) e sem ferrão (melíponas). Elas se reúnem em colônias onde as principais atividades são a produção de mel e própolis.

Tudo isso faz da abelha uma das operárias mais importantes da nossa economia.

Contudo, impactos ambientais como o desmatamento, as queimadas, o uso de pesticidas e agrotóxicos, o aquecimento global e as alterações climáticas estão devastando as populações deste inseto. Caso não haja abelhas, toda a cadeia alimentar poderá ser afetada. 

 Tendo em vista essa importância, a ONU estabeleceu o dia 20 de maio como o Dia Mundial das Abelhas. Essa data foi proclamada em Assembleia Geral e tem como objetivo fomentar a conscientização sobre a importância das abelhas e de outros polinizadores, além de sua contribuição para o desenvolvimento sustentável.